Factos sobre o Chaga

Cogumelo Chaga (Inonotus obliquus)

O Chaga é um tipo de cogumelo que cresce predominantemente em bétulas em climas frios, como o norte da Europa, Sibéria, Canadá e partes do norte dos Estados Unidos.

É conhecido pelas suas características únicas e componentes bioativos que mereceram o interesse do mundo da saúde e do bem-estar.

Estas são algumas das principais características e componentes de interesse no Chaga:

  1. Aparência: O Chaga tem uma aparência inconfundível, semelhante a uma excrescência ou penca escura e amadeirada na casca de bétulas. Tipicamente tem um exterior preto ou semelhante a carvão e um interior castanho avermelhado.
  2. Rico em nutrientes: O Chaga está repleto de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas (vitaminas do complexo B, vitamina D), minerais (cálcio, potássio, ferro) e fibra alimentar.
  3. Componentes bioativos: Os componentes bioativos presentes no Chaga têm especial interesse:
  • Polissacarídeos: O Chaga contém polissacarídeos, como beta-glucanos, conhecidos pelas suas propriedades de reforço imunitário.
  • Antioxidantes: O Chaga é rico em antioxidantes, incluindo superóxido dismutase (SOD) que ajuda a combater o stress oxidativo e a reduzir os danos causados pelos radicais livres no corpo.
  • Ácido betulínico: Este componente é derivado das bétulas em que o Chaga normalmente cresce. Há um volume de investigação crescente que indica propriedades potencialmente anticancerígenas e antivirais.
  • Melanina: O Chaga contém melanina, um pigmento com potenciais benefícios para a saúde da pele e proteção contra os raios UV.
  • Triterpenóides: Estes componentes são responsáveis por alguns dos efeitos anti-inflamatórios e imunomoduladores do Chaga.
  1. Propriedades adaptogénicas: O Chaga é considerado um adaptógeno, ou seja, ajuda o corpo a adaptar-se ao stress e manter o equilíbrio. Pode ajudar a regular a resposta ao stress, reduzindo os efeitos negativos do stress crónico no corpo.
  2. Suporte imunológico: Os beta-glucanos e outros componentes imunomoduladores do Chaga podem potenciar a resposta do sistema imunitário a infeções e doenças.
  3. Anti-inflamatório: O Chaga tem demonstrado propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação em várias partes do corpo e aliviar o desconforto associado.
  4. Antiviral e antimicrobiano: Alguma investigação sugere que o Chaga pode possuir propriedades antivirais e antimicrobianas que o podem tornar benéfico na prevenção ou tratamento de infeções.
  5. Potencial anticancerígeno: Embora seja necessária mais investigação, certos componentes presentes no Chaga, como o ácido betulínico, parecem promissores enquanto inibidores do crescimento de células cancerígenas em estudos de laboratório.
  6. Regulação da glicemia: Alguns estudos em animais sugerem que o Chaga pode ter um efeito hipoglicémico (redução da glicemia). Pensa-se que isto se deve, em parte, ao seu teor de beta-glucanos que pode abrandar a absorção dos hidratos de carbono no aparelho digestivo, ajudando a estabilizar os níveis de glicemia.
  7. Gestão do colesterol: O Chaga contém componentes chamados triterpenóides que podem ter propriedades de redução do colesterol. Estes componentes podem inibir a absorção de colesterol no aparelho digestivo e reduzir a síntese do colesterol no fígado. Alguns estudos em animais indicaram que o extrato de Chaga pode reduzir os níveis do colesterol LDL (frequentemente referido como o colesterol "mau") e do colesterol total, enquanto aumenta o colesterol HDL (considerado o colesterol "bom").

    ⚠ Os cogumelos Chaga são seguros para a maioria das pessoas, mas como têm níveis elevados de oxalatos, tal pode aumentar o risco de cálculos renais. As pessoas com doença renal, antecedentes de cálculos renais ou que estejam em risco de desenvolver cálculos renais devem evitar tomar Chaga. Para evitar complicações, consulta o teu médico antes de utilizar um suplemento à base de plantas.

    🧪 consulta abaixo algum material de apoio científico:

    Chaga e Inflamação  1

    Chaga e Glicemia  2

    Chaga e Colesterol 3

    Chaga e Tumores Cancerígenos 4

    Embora os potenciais benefícios dos cogumelos para a saúde sejam fascinantes, é importante referir que é necessária mais investigação para compreender na totalidade os seus efeitos e mecanismos de ação. 

    Tal como qualquer suplemento alimentar, é aconselhável consultar um profissional de saúde antes de incorporar cogumelos funcionais na tua rotina, caso tenhas condições médicas subjacentes ou estejas a tomar medicamentos. Os cogumelos funcionais devem ser encarados como uma abordagem complementar a uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

     

    Regresar al blog