Factos sobre o Reishi

Cogumelo Reishi (Ganoderma lucidum)

Reishi é um cogumelo medicinal com uma longa história de utilização na medicina tradicional chinesa e noutros sistemas de cura tradicionais. É altamente conceituado pelos seus potenciais benefícios para a saúde.

Estas são as principais características, componentes de interesse e os seus efeitos potenciais:

Características do cogumelo Reishi:

  1. Aparência inconfundível: Os cogumelos Reishi têm uma aparência inconfundível e única. Têm habitualmente uma cor castanha avermelhada ou cor de laranja escuro, com um chapéu brilhante envernizado que parece uma superfície lacada. O chapéu tem a forma de um rim ou leque e a parte de baixo é habitualmente branca.
  2. Habitat: Os cogumelos Reishi crescem habitualmente em árvores de madeira dura, em especial, carvalho. Contudo, também podem ser cultivados em ambiente interior.
  3. Uma história longa: Os cogumelos Reishi têm uma longa história de utilização na medicina tradicional, especialmente na China, Japão e noutras partes da Ásia. São frequentemente apelidados de "Cogumelo da imortalidade" devido à sua utilização ancestral na China como um tónico para muitas infeções e doenças.

Componentes de interesse no Reishi:

Os cogumelos Reishi são ricos em componentes bioativos, alguns deles pensa-se que contribuem para os seus potenciais benefícios para a saúde:

  1. Polissacarídeos: O Reishi contém polissacarídeos, incluindo beta-glucanos, que têm propriedades imunomoduladoras e estão associados ao suporte do sistema imunitário.
  2. Triterpenóides: Estes componentes são responsáveis por muitos dos potencias efeitos do Reishi sobre a saúde. A investigação tem demonstrado que têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas. Alguns triterpenóides presentes no Reishi são ácidos ganodéricos e ácidos lucidénicos.
  3. Péptidos: Ganoderma Lucidum (GLP): Os GLP são pequenas moléculas idênticas a proteínas presentes no Reishi e que estão associadas a vários benefícios para a saúde, incluindo modulação do sistema imunitário e potenciais efeitos anticancerígenos.
  4. Péptido polissacarídeo ganoderma (GPP): GPP é um componente presente no Reishi que tem sido estudado pelas suas propriedades imunoestimulantes.

Potenciais benefícios para a saúde:

Os cogumelos Reishi são conhecidos pelos seus potenciais benefícios para a saúde. Embora seja necessária mais investigação para confirmar alguns destes efeitos:

  1. Suporte imunológico: Pensa-se que os beta-glucanos e outros componentes do Reishi melhoram a resposta imunitária do corpo, tornando-o potencialmente útil para auxiliar o sistema imunitário e combater infeções.
  2. Efeitos anti-inflamatórios: O Reishi contém triterpenóides que possuem propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.
  3. Atividade antioxidante: Os triterpenóides e outros componentes presentes nos cogumelos Reishi têm propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células contra o stress oxidativo e danos causados pelos radicais livres.
  4. Redução do stress: O Reishi é considerado um potente adaptógeno, ou seja, pode ajudar o corpo a adaptar-se ao stress e manter o equilíbrio em vários sistemas, incluindo os sistemas hormonal e imunitário.
  5. Apoio oncológico: Alguns estudos têm sugerido que os triterpenóides do Reishi poderão ter efeitos anticancerígenos e poderão, potencialmente, inibir o crescimento das células cancerígenas. No entanto, é necessária mais investigação nesta área.
  6. Saúde do fígado: O Reishi tem sido estudado quanto ao seu potencial para auxiliar a saúde do fígado e poderá ser benéfico para pessoas com doenças do fígado.

🧪 consulta o material de apoio científico sobre como o Reishi reduz a fadiga e aumenta o bem-estar em 8 semanas 6

Embora os potenciais benefícios dos cogumelos para a saúde sejam fascinantes, é importante referir que é necessária mais investigação para compreender na totalidade os seus efeitos e mecanismos de ação. 

Tal como qualquer suplemento alimentar, é aconselhável consultar um profissional de saúde antes de incorporar cogumelos funcionais na tua rotina, caso tenhas condições médicas subjacentes ou estejas a tomar medicamentos. Os cogumelos funcionais devem ser encarados como uma abordagem complementar a uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

Voltar para o blogue