Os cogumelos funcionais não são os cogumelos comuns que encontra no supermercado; são antes uma classe única de fungos celebrados pelos seus benefícios extraordinários para a saúde.
Os cogumelos funcionais, também conhecidos como cogumelos medicinais ou adaptogénicos, têm uma longa história nos sistemas de medicina tradicional, em particular, nas culturas orientais. O que os distingue são os seus componentes bioativos, cuidadosamente concentrados e disponibilizados através de processos de extração (extremamente necessários para tornar estes componentes digeríveis e absorvidos pelos humanos), sobretudo polissacarídeos e beta-glucanos. Estes componentes são a chave para as suas propriedades excecionais.
Desde a imunomodulação até à capacidade antioxidante, estes fungos funcionais oferecem uma solução suportada por evidências científicas que suplanta o potencial dos cogumelos comuns usados na gastronomia.
Têm um perfil adaptogénico composto por um conjunto de substâncias naturais que têm a capacidade de ajudar os nossos corpos a adaptar-se e a prosperar quando confrontados com stressores. Os adaptógenos são poderosos auxiliares na promoção do equilíbrio e bem-estar que influencia a homeostasia (consulta mais a este respeito no artigo adiante).
Os cogumelos funcionais interagem com a função celular e desencadeiam um efeito sinérgico em vários sistemas do corpo. Os seus componentes bioativos modulam os processos celulares, promovendo a harmonia e a colaboração entre diferentes sistemas fisiológicos.
Porem, eles têm muito mais poder do que aparentam. Acredita-se que estes cogumelos incorporam uma energia poderosa que flui desde o núcleo da própria Terra através de uma rede micelial complexa que sustenta a própria existência. É uma torrente de energia curativa e conexão que tem sido acarinhada ao longo de séculos. Estes extratos concentrados estão posicionados para revolucionar o domínio da saúde e do bem-estar.